quinta-feira, 19 de julho de 2007

Dia do Rock


Dia 14 passado foi o dia mundial do rock. Queria ter postado aqui, mas não foi possível, então estou fazendo isso hoje.

O rock surgiu nos anos 50, sendo mais conhecido como Rock n' roll,da mistura de 3 gêneros musicais distintos da música americana, são eles: Blues, Country e Jazz.

Rock n' roll década 50

Época em que o rock ainda não tinha tantas variáveis, era mais crú e também considerada a música negra por ter se originado do Blues; a música dos guetos de escravos negros.
- Rockabilly ou country soul: Eddie Cochran
- Country Rocky um estilo bem parecido com Rockabilly que revelou nomes imortais: Bill Halley, Jerry Lee Lewis e Johnny Cash.
- Classic rock foi uma mistura de tudo que havia existido até então em matéria de rock, trazendo nomes como os lendários: Chuck Berry, Elvis Presley e Bo Diddley.

Nos anos 50 também surgiram as "Big Bands" indispensáveis nos bailes que se tornariam tão populares e sem todo aquele glamour e sofisticação dos anos 50.

Década de 60
Foi certamente o momento mais importante do rock e mais parecido com o que conhecemos hoje. Mas também foi o que marginalizou para sempre o rock na história, pois alguns dos grandes nomes do rock dessa década estavam sempre envolvidos com drogas.

- Rock Experimental que misturava vários estilos e elementos. Caracteriza-se pela sua complexidade musical e qualidade dos músicos. Alguns exemplos: Beatles(fase final), Jimi Hendrix, Frank Zappa, Eric Clapton e muitos outros.
- Rock Progressivo é a mistura que mais me agrada, por misturarem elementos eruditos, o blues e o Jazz.
Grandes nomes se destacaram no progressivo: Santana e Janis Joplin.
- Blues Rock é o que contém extrema influência do Blues e considerado o "Rock Puro", que deu origem ao Hard Rock. Rolling Stones e The Doors são os precursores.

Década de 70

A década em que o Rock ao mesmo tempo que tomava um formato mais original, se expandiu mais livremente, principalmente depois do Festival de Woodstock em 1969.
- Hard Rock a explosão de talentos mesclada as novas tecnologias do início da era moderna da música. Tudo se misturava e sugiram os nomes que até hoje são referência ao Rock que conhecemos hoje com: Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple, seguidos por Aerosmith, KISS, Queen, Creedence Clearwater Revival, Whitesnake, Scorpions e Van Halen.
- Punk Rock que só surgiu no final dos anos 70, num momento de baixa no Rock. Mas trouxeram para o Rock importantes bandas: The Clash(uma das minhas preferidas!), Ramones e Sex Pistols.

Década de 80
Dessa posso falar bem, acompanhei e vivi de perto o momento de glória das maiores bandas oitentistas.

- New Wave é a salada do rock, que teve influência de vários estilos, mas principalmente o pop e o punk. Seus principais nomes foram: Talking Heads, The Police, Duran Duran e alguns outros.

Na década de 80 o rock sofreu muitas modificações e se expandiu muito com: The Cure, The Smiths, Jesus an Mary Chain e outros.

Podem me chamar de conservadora, mas no que se denomina rock, no meu conceito, acabou aqui.
Não posso me esquecer também de grandes bandas brasileiras que fizeram e algumas ainda fazem parte desse cenário.
O Rock no Brasil ficou marcado com: Titãs, Raul Seixas, RPM, Camisa de Vênus, Engenheiros do Hawaii, IRA!, Barão Vermelho e muitos que não tem como citar todos.

VIDA LONGA AO ROCK!!


3 comentários:

Anônimo disse...

Que lição de rock, Lina! Confesso que não sou muito fã do gênero, mas aprecio as bandas brasileiras da década de 80 que você citou. Um beijo.

Lina disse...

Maria Augusta,

Eu sou fissurada por rock. Minha paixão é tanta que pesquisando muito musicalmente, cheguei as suas raízes e hoje sou uma amante do Blues também.

Eu gosto de todas variações, mas os anos 70 e 80 em especial.
As bandas brasileiras foram um marco no rock nacional, e como dizem meus pais "não se faz mais músicas como no nosso tempo"...: )

Beijos, Querida.

Bruno disse...

corrigindo ..
o dia do rock eh 13 de julho e nao 14..
ok ?
flw